Após circular por centenas de festivais no Brasil e no mundo, o curta-metragem de animação “Guaxuma“, dirigido por Nara Normande, é disponibilizado na íntegra e gratuitamente para assistir online. Sua estreia na internet acontece através do Staff Pick Premiere, canal de curadoria oficial do Vimeo para lançamentos de filmes qualificados para o Oscar.

Dentre os mais de 50 prêmios conquistados por “Guaxuma”, cinco deles são Oscar Qualifying: SXSW, Cinequest, Guadalajara, Hamptons e New Orleans Film Festival. A classificação o torna elegível para concorrer a uma indicação na categoria de Melhor Curta-metragem de Animação no Oscar 2020. A lista oficial dos qualificados não é divulgada, entretanto, estima-se a participação de mais de 90 títulos.

Na animação, a diretora narra suas memórias da infância e adolescência ao lado de sua melhor amiga, Tayra, na praia de Guaxuma, em Alagoas. O curta de 14 minutos foi realizado com três técnicas de animação: desenhos 2D em areia, esculturas em areia e stop motion de bonecos em tamanho ampliado. No Brasil, o filme foi selecionado para diversos festivais em 2018, dentre eles Brasília, Gramado e Anima Mundi.

O processo de realização de “Guaxuma” é detalhado no making of, também disponível online. Imagem: Reprodução

Em entrevista concedida a Ina Pira, curadora do Staff Pick, Nara fala sobre suas inspirações visuais. “As fotos na praia foram uma homenagem a Agnès Varda; os bonecos vieram do curta ‘Bottle‘, de Kirsten Lepore; e as cenas do acidente foram inspiradas no trabalho com areia colorida da polonesa Aleksandra Korejwo“, diz. Mais detalhes do processo são compartilhados no making of (em francês, com legendas em inglês).

Nara está trabalhando em seu primeiro longa-metragem, “The Heron”, codirigido por Tião, com quem compartilhou a direção no curta “Sem Coração”. A produção do filme é de Emilie Lesclaux, da Cinemascopio (“Bacuaru”), e da produtora francesa Les Valseus. Os indicados ao Oscar 2020 serão revelados no dia 13 de janeiro e a cerimônia acontece em 9 de fevereiro.