O Rio de Janeiro além do sol, mar, jeitinho carioca, samba e festa. “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite” foram apenas duas das inúmeras vezes que o cinema mirou suas lentes para a Cidade Maravilhosa e levantou discussões sócio-culturais. O Assiste Brasil preparou uma seleção de filmes e documentários ambientados no Rio trazem à discussão questões sociais, raciais, a segregação e uma realidade não apenas carioca, mas também brasileira.

Esta lista foi feita a partir de indicações de Lucas França, Gustavo Menezes, Vitor Nunes, Allyson, João Paulo Pereira, Victor Hugo Liporage, Henrique do Carmo e Gabriela Scopel no grupo de discussões e indicações do Assiste Brasil no Facebook. Confira:

1. Ônibus 174
Direção: José Padilha

2000-018087-_20000612

Utilizando imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, o documentário faz uma investigação sobre o sequestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O caso foi transmitido ao vivo pela televisão brasileira durante quatro horas no dia 12 de junho de 2000. No filme, paralelamente ao caso e a tensão do sequestro, o espectador conhece a história do sequestrador, um menino que viu sua mãe ser assassinada em sua frente e cresceu nas ruas. Uma discussão sobre desigualdade social, violência e Brasil.

2. Rio 40 Graus
Direção: Nelson Pereira dos Santos

20150302-185525

No verão do Rio de Janeiro, cinco garotos saem da favela para vender amendoim. Eles percorrem os principais pontos da cidade, passando em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã, e presenciam casualidades e incidentes cariocas. Desventuras urbanas que destrincham a realidade urbana brasileira dos anos 1950.

3. A Grande Cidade
Direção: Cacá Diegues

A-grande-cidade_1

Luzia sai do Nordeste para o Rio de Janeiro à procura de seu noivo, Jasão. Nessa busca, conhece Calunga, malandro carioca que lhe mostra a cidade e a apresenta para Inácio, um nordestino que deseja loucamente voltar para sua terra. Finalmente, Luzia descobre que o noivo Jasão mora em uma favela e que se transformou num temido assaltante. Mas, antes que ela consiga salvá-lo do crime, ambos acabam sendo vítimas dos conflitos e da violência gerados pela grande cidade.

4. Babilônia 2000
Direção: Eduardo Coutinho

Cinemascope-Babilonia-2000

Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de filmagens sobe o Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Lá existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia, as únicas situadas na orla de Copacabana e cujos moradores podem acompanhar ao vivo o reveillon de Copacabana. Durante 12 horas, as câmeras acompanham os preparativos locais para a festa, assim como ouve os moradores locais a fim de saber as expectativas deles para o ano 2000 e para que possam fazer um balanço de suas vidas.

5. Trash: a esperança vem do lixo
Direção: Stephen Daldry e Christian Duurvoort

Trash_AEsperancaVemdoLixo03

Baseado em um romance homônimo de Andy Mulligan e coproduzido pelo Reino Unido-Brasil, a história se passa no Rio de Janeiro. Gardo e Raphael são garotos que vivem em um lixão e sempre buscam algo valioso entre os restos despejados no local todo dia. Um dia, Raphael encontra uma carteira com uma boa quantia em dinheiro e a divide com o amigo, mas logo surge o policial Frederico a procura do objeto perdido. Os garotos não revelam que a encontraram e pedem ajuda a Rato, também morador do lixão, para que possam descobrir o que ela tem de tão importante.

6. Casa Grande
Direção: Fellipe Gamarano Barbosa

[CAD3 - 1] DIARIO/CAD3/1_MATERIAL ... 23/04/15

Sônia e Hugo são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean, que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez uma nova realidade. Uma discussão sobre os abismos sociais do Rio de Janeiro e o preconceito.

7. Últimas conversas
Direção: Eduardo Coutinho

img_0058_modificada

Eduardo Coutinho entrevista estudantes do ensino médio da rede pública no Rio de Janeiro, perguntando sobre suas realidades de vida e expectativas para o futuro. O documentário foi o último filmado por Coutinho e lançado após sua morte trágica.

8. Rio Zona Norte
Direção: Nelson Pereira dos Santos

rio-zona-norte-nelson-pereira-02

Espírito da Luz é um talentoso compositor de sambas e seu objetivo é fazer sucesso no Brasil. No entanto, ele acaba sendo enganado por oportunistas e se vê preso nos esquemas da indústria fonográfica. Inconsciente após um acidente de trem, ele relembra passagens de sua vida e carreira, baseada num bairro da zona norte carioca. O filme é estrelado por Grande Otelo.

9. Estamira
Direção: Marcos Prado

Estamira-1

Estamira Gomes de Sousa, 63 anos, sofre de distúrbios mentais e trabalha há duas décadas no aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo é também sua moradia. Com discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, o documentário analisa questões de interesse global e convida o espectador a repensar o que é a loucura, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

10. Notícias de uma guerra particular
Direção: João Moreira Salles e Kátia Lund

cena-do-documentario-noticias-de-uma-guerra-particular-de-joao-moreira-salles-e-katia-lund-1349110508367_956x500

O documentário conta a história da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro em um cenário de policiais corruptos, traficantes e usuários, em que todos estão submetidos à uma grande guerra diária.

EXTRA: Cinco vezes favela, 5x favela – agora por nós mesmos e 5x pacificação

20160629-5-vezes-favela-papo-de-cinema-06

As obras que se tornaram uma trilogia são essenciais para compreender a realidade das favelas cariocas ao longo dos anos. Começando com “Cinco vezes favela”, de 1962, considerado uma das grandes obras do Cinema Novo brasileiro, apresenta uma compilação de curtas dirigidos por Marcos Farias, Miguel Borges, Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman. Passados quase meio século, Cacá Diegues, que dirige o curta “Escola de Samba, Alegria de Viver” no filme original, reuniu jovens cineastas para gravar “5x Favela – Agora por Nós Mesmos”, lançado em 2010. Por fim, o mais recente filme, lançado em 2012, analisam as consequências da chegada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e ações do BOPE, na guerra ao tráfico de drogas.