Quatro curtas-metragens brasileiros estão qualificados para concorrer a uma indicação ao Oscar 2021. Umbrella, de Helena Hilario e Mario Pece, Carne, de Camila Kater, Baile, de Cíntia Domit Bittar, e Filhas de Lavadeiras, de Edileuza Penha de Souza podem garantir uma vaga entre os finalistas das categorias de curta-metragem de animação, documentário de curta-metragem e curta-metragem em live-action.

Da lista, três produções, que já circularam por festivais nacionais e internacionais, foram disponibilizadas gratuitamente pelas produtoras. A animação Umbrella (SP) foi a primeira a estrear e fica online até 31 de janeiro no canal do YouTube da Stratostorm. Em pouco mais de sete minutos, o curta conta a história de Joseph, um menino refugiado que sonha em ter um guarda-chuva amarelo.

Outro pré-finalista brasileiro do Oscar 2021 disponibilizado online é Carne (Brasil-SP/Espanha), documentário de animação que chegou ao catálogo do New York Times Op-Docs, plataforma gratuita do jornal New York Times. Cinco mulheres, entre elas a atriz e cineasta Helena Ignez, falam sobre a relação com seus próprios corpos em diferentes etapas da vida. O curta recebeu mais de 70 prêmios e também integra a shortlist dos Prêmios Goya 2021.

O brasiliense Filhas de Lavadeira, de Edileuza Penha de Souza, confirmou a qualificação com o prêmio de melhor curta-metragem brasileiro no Festival É Tudo Verdade 2020. O filme disputa, juntamente a Carne, uma vaga entre os indicados à categoria de curta documental. A obra é inspirada no livro homônimo de Maria Helena Varga e ainda não foi disponibilizada online.

Baile (SC) também entrou na corrida da premiação após receber o prêmio de Melhor Curta Iberoamericano no FICCI – Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias 2020. O curta de ficção acompanha um dia da vida de Andrea, de 10 anos, que mora com sua mãe e bisavó na periferia de Florianópolis. Disponível no canal do YouTube da Novelo Filmes e em breve na programação do Canal Curta! e no catálogo da Spcine Play.

Para que sejam qualificados para o Oscar, os curtas precisam cumprir ao menos um dos requisitos: possuir ao menos uma exibição comercial em cinemas de Los Angeles ou Nova York; conquistar no mínimo um prêmio competitivo em festivais selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; ou ser um dos três primeiros colocados na competição de curtas estudantis promovidos pela própria organização. O anúncio oficial dos indicados ao Oscar 2021 está previsto para dia 15 de março e a cerimônia foi prorrogada para 25 de abril.

Atualização feita em 05/02/2021, às 12h32, para acréscimo de informação.