Um projeto colaborativo e plural. Assim pode ser definida Septo, uma websérie potiguar que iniciou sua campanha de crowdfunding no Catarse. Esta é a primeira série de ficção produzida e filmada integralmente em Natal (RN) de maneira independente. Com roteiro escrito por Alice Carvalho, Aureliano Medeiros e Frank Aleixo, Septo terá cinco episódios, cada um assinado por um diretor.

Na trama, Jéssica (Alice Carvalho) é uma triatleta que se sente prisioneira da própria carreira. Recordista e com um futuro promissor, a protagonista leva uma vida regrada e controlada por seu pai. Ao receber a notícia de que será convocada para as Olimpíadas, as cobranças do cotidiano só aumentam e isso leva Jéssica a colocar em questão o seu modo de vida.

Em meio a momentos de reflexão e epifanias, conhece Lua (Anna Zêpa), uma pessoa tão independente e dona de si que fará com que Jéssica repense uma vida inteira aprisionada em abdicação de seus desejos e mantida por uma felicidade artificial. “A paixão por Lua será a propulsora das mudanças da vida de Jéssica, que aprenderá a dar mais importância a si mesma”, explica Alice Carvalho, que vive a protagonista e também assina o roteiro da websérie. 

Apesar de inserir a temática LGBT no contexto, o foco de Septo não é chamar a atenção para o tabu. “O grande absurdo não é com quem ou como você se relaciona amorosamente, mas sim o fato de ainda existir essa pressão social pra que você se encaixe nos moldes da vida bem-sucedida, com família nos padrões, se destacando no meio profissional. O grande absurdo é você não poder ser quem você realmente é”, destaca Alice.

O projeto também se apresenta como uma campanha de combate ao preconceito e em prol do amor.  Uma pesquisa divulgada em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que o Rio Grande do Norte é o terceiro estado mais perigoso do Brasil para homossexuais. Alice explica que Septo quer transmitir a mensagem de que amar alguém é necessidade fisiológica, e a forma de fazer isso é pessoal. “Queremos representar a homoafetividade como de fato é: normal, inerente ao ser humano, lindo enquanto amor”, diz.

Septo é uma realização da Marmota Filmes, em coprodução com o Coletivo Caboré Audiovisual e Brasileríssimos. Na direção, Andre Santos, Helio Ronyvon, Tereza Duarte, Victor Ciriaco e Vitórial Real. Saiba como contribuir e garantir recompensas exclusivas aqui.