A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quinta (15) os nove pré-indicados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2017 e o Brasil ficou de fora. O representante brasileiro na competição foi o até então desconhecido “Pequeno Segredo”, de David Schurmann. “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, apesar de ter concorrido ao Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016, não foi o preferido pela Comissão Especial do Oscar.

David Schurmann se pronunciou sobre o resultado em seu perfil no Facebook, afirmando que “independentemente da pré-indicação ou não, sigo feliz e orgulhoso da trajetória de Pequeno Segredo”. “A vida segue em frente com Pequeno Segredo emocionando e conquistando milhares de brasileiros com sua história de amor incondicional”, escreveu.

O cineasta Kleber Mendonça também se pronunciou sobre o resultado, ressaltando que já era esperado. “É bem possível que a decisão da comissão esteja em total sintonia com a realidade política do Brasil, ou seja, é coerente e já esperada”, disse.

Apesar de ter ficado de fora da competição, a participação de “Aquarius” no Oscar 2017 não é impossível. Segundo o site Screen Daily, a distribuidora norte-americana do filme, a Vitagraph Films, irá trabalhar em uma campanha para que Sonia Braga seja indicada à Melhor Atriz por seu papel no filme.

No circuito internacional, o filme de Kleber Mendonça ganha mais força. Até o momento, o filme recebeu 16 premiações em festivais internacionais, foi destacado como um dos melhores do ano pela renomada revista francesa Cahiers du Cinéma e pelo The New York Times, além de ter sido distribuído em mais de sessenta países. O trabalho de Sonia Braga foi reconhecido pela associação de críticos de San Diego, que a elegeu a Melhor Atriz, desbancando Emma Stone e Annette Bening.

A polêmica envolvendo “Aquarius” e a falta de credibilidade quanto à imparcialidade da Comissão Especial do Oscar fez com que três diretores retirassem seus filmes da disputa – “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, e “Para Minha Amada Morte”, de Aly Muritiba. Além disso, dois membros originalmente convidados para compor a comissão deixaram seus postos. A atriz Ingra Liberato e o cineasta Guilherme Fiúza Zenha foram substituídos por Camurati e Barreto.

Apesar de nunca ter levado o prêmio, o Brasil foi indicado quatro vezes ao Oscar de melhor filme estrangeiro: “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999). A última vez que um filme brasileiro ficou entre os pré-selecionados foi em 2008, com “O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburger.

Confira abaixo a lista completa dos pré-selecionados para o Oscar 2017 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Os finalistas indicados ao prêmio serão anunciados no dia 24 de janeiro de 2017.

O Apartamento (Irã)
É Apenas o Fim do Mundo (Canadá)
En Man Som Heter Ove (Suécia)
Ma Vie De Courgette (Suíça)
Paraíso (Rússia)
Tanna (Austrália)
Terra de Minas (Dinamarca)
The King’s Choice (Noruega)
Toni Erdmann (Alemanha)