A jornada dos atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio, os palhaços Agenor e Padoca, ganhou uma exposição que está em cartaz até julho em São Paulo. Os apaixonados pela arte circense têm a oportunidade de conhecer a trajetória da dupla, que iniciou sua carreira em 1997 com o Grupo LaMínima.

A companhia tinha seu diferencial e se apresentava como um circo-teatro. Os espetáculos aconteciam a partir de uma pesquisa do repertório clássico do palhaço, que era adaptado e aplicado a diferentes contextos dramatúrgicos. A exposição LaMínima 20 Anos conta um pouco deste trabalho através de figurinos, fotografias e vídeos.

Com mais de 90 peças em exposição, o projeto é realizado pelo Sesi São Paulo. A direção de arte é assinada por Cassio Amarante, já conhecido do cinema brasileiro por trabalhos realizados em Ação entre amigos (1998), de Beto Brant, Bossa Nova (2000), de Bruno Barreto, O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger.

A exposição começou a ser planejada ainda com a participação de Domingos, que morreu em setembro de 2016, afogado no Rio São Francisco, em meio às gravações da novela Velho Chico, da TV Globo. Ele deixou um texto sobre os 20 anos do grupo, em que dizia: “Queremos comemorar [essa história], apresentando espetáculos que percorreram muita estrada, realizando uma exposição com fotos, figurinos, objetos que andaram conosco e estrear Pagliacci, um novo companheiro para nos ajudar a construir mais um trecho deste caminho, que ainda não sabemos onde é o fim”.

A exposição fica em cartaz no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp até o dia 9 de julho, diariamente, das 10h às 20h. A entrada é gratuita. Também compõem o projeto o espetáculo Pagliacci, em cartaz no Teatro do Sesi-SP até 2 de julho, e uma mostra itinerante com seis espetáculos que passará por Santana de Parnaíba, Cotia, Diadema, São Caetano do Sul e Osasco.

Serviço: Exposição LaMínima 20 anos
De 12 de abril a 9 de julho
Horários: diariamente, das 10h às 20h
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313 – Estação Trianon-Masp do Metrô
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: livre