Premiado no Festival de Cannes 2016, o documentário Cinema Novo, dirigido por Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, ganha data de exibição no Brasil. A primeira projeção acontecerá na abertura do 49º Festival de Brasília, dia 20 de setembro, no Cine Brasília.

O curador do festival, Eduardo Valente, justifica a escolha do documentário como filme de abertura. “Cinema Novo é o filme ideal para a abertura do Festival de Brasília, pois ao mesmo tempo que coloca o passado e o presente em conexão direta, apontando sempre para o futuro, o filme relembra e exercita um cinema onde estética e política não se separam”, disse.

A pretensão de Cinema Novo não é o de realizar um resgate histórico do período, mas sim o de fazer uma associação entre trechos de filmes, materiais de arquivo, além de depoimentos.  O movimento cinematográfico que teve seu auge nos anos 1960 foi comandado pelos cineastas Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues, responsáveis por clássicos como Deus e o Diabo na Terra do Sol, Macunaíma, Os Fuzis, São Paulo S.A., Rio 40 Graus, entre outros.

Atualização, dia 20/9, às 12h26:

A sessão de abertura é exclusiva para convidados. Além de “Cinema Novo”, será exibido o curta-metragem “Improvável Encontro”, de Lauro Escorel.