O cineasta Fernando Coimbra, diretor do aclamado O Lobo Atrás da Porta, é o primeiro brasileiro a assumir a direção de um filme original da Netflix. Ele está à frente do projeto Castelo de Areia (Sand Castle), longa-metragem que retrata a segunda invasão dos Estados Unidos ao Iraque, em 2003.

Na trama, os soldados norte-americanos chegam a Baquba, província de Diyala, para solucionar um problema na estação de distribuição de água. Entre o batalhão está o personagem de Nicholas Hoult (X-Men), que se alistou para conseguir pagar sua faculdade e sente-se perdido em meio ao conflito. Com um senso de compaixão, ele assume a missão aparentemente simples, mas que se transforma em um novo conflito.

Chris Roessner se inspirou em sua experiência pessoal durante a Guerra do Iraque para escrever o roteiro original de Castelo de Areia. O filme também conta com a participação dos astros hollywoodianos Henry Cavill (O Homem de Aço) e Logan Marshall-Green (Prometheus) no elenco.

As filmagens aconteceram em 2015, na Jordânia, conhecido por ser o país mais liberal do Oriente Médio. No entanto, em entrevista à Folha, o diretor comentou que não foram momentos fáceis de vivenciar. “A guerra estava perto de nós, do outro lado da fronteira. Muitos jatos que bombardearam a Síria partiram dali. Eu estava fazendo um filme de guerra com a guerra ao meu lado. Foi tenso.”

O filme ainda não tem data definida para estrear no serviço de streaming.