Após o reconhecimento da crítica internacional no Festival de Cannes, Aquarius percorre o mundo em festivais e os retornos já começam a surgir. O novo filme de Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor), protagonizado por Sonia Braga, recebeu o prêmio de melhor filme no Sydney Film Festival, na Austrália.

O presidente do júri, Simon Field (produtor de Apichtapong Weerasetakul), declarou que, apesar de ser uma disputa acirrada, a relevância e força discursiva de Aquarius fizeram a produção ser merecedora do prêmio. “O júri foi unânime em sua admiração de uma competição forte este ano, e deseja premiar Kleber Mendonça Filho como o merecedor do Prêmio de Melhor Filme pelo seu filme Aquarius, que é um atraente e relevante discurso sobre o Brasil contemporâneo, e a capacidade de uma pessoa defender o que ela acredita”, disse.

Field também destacou o trabalho de direção realizado pelo cineasta pernambucano e não poupou elogios à atuação de Sonia Braga e construção de sua personagem, Clara. “Kleber criou um filme que é ao mesmo tempo político e pessoal, espirituoso, sexy e divertido. Um filme de verve e inteligência naturais. No coração do filme está a performance impressionante e destemida de Sonia Braga como uma personagem sem medo, resistindo à pressão da família e do mundo corporativo”, acrescentou.

Aquarius já está com distribuição garantida em mais de 50 países e também já tem seu espaço garantido no catálogo internacional do Netflix (até o momento, não há confirmação de que estará disponível no serviço nacional). No Brasil, a estreia nos cinemas deve acontecer até o final deste ano. Veja abaixo a divulgação oficial, em destaque na página do Facebook do Sydney Film Festival: