Documentário revela quem está por trás dos trenzinhos e carretas

    202
    visualizações

    Vestidos com máscaras e fantasias de segunda mão de personagens icônicos da cultura pop e do universo infantil, os dançarinos dos trenzinhos e carretas são onipresentes nas redes sociais. Os infinitos GIFs, vídeos e memes viralizaram a tradicional cultura de Ribeirão Preto, município do interior de São Paulo. O mais famoso sem dúvidas é o Carreta Furacão, que ganhou até um evento de espera pela possível “turnê mundial”, que já conta com mais de 53 mil seguidores no Facebook.

    Mas, quem são as pessoas que estão por debaixo daquelas fantasias? Esse foi o questionamento feito por um grupo de estudantes de Audiovisual do Centro Universitário Senac de São Paulo, que, com uma câmera na mão, foram acompanhar e revelar a rotina dos jovens dos trenzinhos e carretas de Ribeirão Preto.

    O documentário Rebolão! Mas Sua Irmã Gosta será o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos jovens. O objetivo é mostrar a história real, trazendo um olhar humanizado, dos protagonistas do Trem Trio Balada, Trenzinho dos Gêmeos, Trio Sensação e Barulhão, Foguete da Alegria e Trio Big Folia. “Nosso objetivo é não deixar que os trenzinhos tenham seus 15 segundos de fama como um meme na internet e sim que eles tenham seu merecido respeito”, explicaram Gabriela Dias, diretora de produção, e o diretor Gabriel Mendes Dias ao Catraca Livre.

    Os diretores contam que a ideia surgiu entre 2012 e 2013, quando Gabriel, que também assina o roteiro, notou que a prática ia além da brincadeira ou dinheiro, mas era uma subcultura. “Aparentemente [a prática] era importante para muitos jovens que viam aquilo como uma paixão, um meio de se identificar socialmente”, explicou Gabriela Dias. Apesar do foco ser em Ribeirão Preto, a cultura das carretas também se manifesta em outras cidades de São Paulo e também em Minas Gerais.

    O documentário se encontra em processo final de edição e a pretensão é que seja exibido primeiramente em Ribeirão Preto, especialmente para os protagonistas da produção e moradores locais. “Vamos fazer uma ‘Premiere’ mesmo, algo grande na praça, com pipoca e tudo. Mas para isso precisamos de patrocínio, para fazer algo legal”, revela Gabriela. A equipe também prevê a exibição em São Paulo e outras cidades, além da participação em festivais. Por último, será disponibilizado no YouTube.

    Rebolão! Mas Sua Irmã Gosta tem direção, roteiro e edição de Gabriel Mendes Dias; direção de produção e direção de arte por Gabriela Dias; produção executiva e assistência de direção por Mayra Dias; direção de som, roteiro e edição de Miguel Haddad; e direção de fotografia e correção de cor de Arthuro Alves, que ajudou os estudantes com a fotografia.