O Brasil já começa a garantir as primeiras vagas nos festivais de cinema de grande prestígio internacional. No Festival de Berlim 2017, quatro filmes brasileiros vão integrar mostras paralelas. Vazante, de Daniela Thomas, e Pendular, de Julia Murat, participam da mostra Panorama; enquanto As Duas Irenes, dirigido por Fabio Meira, e A Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira, serão exibidos na mostra Geração.
Daniela Thomas, que codirigiu Terra Estrangeira e Linha de Passe ao lado de Walter Salles, apresenta seu primeiro filme solo. Em Vazante, as relações de raça e gênero no Brasil Colonial são exploradas em uma ficção. Já Pendular, de Julia Murat, diretora de Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, investiga os limites da relação de um casal de artistas contemporâneos. As Duas Irenes e A Mulher do Pai possuem temáticas semelhantes, tratando de dilemas de adolescentes na relação com seus pais.
Até o momento, não há brasileiros confirmados na competição oficial pelo Urso de Ouro. Uma nova lista de indicados à mostra competitiva será divulgada na primeira quinzena de janeiro. Também espera-se o anúncio do filme de abertura do festival. Um dos títulos mais cogitados é T2 – Trainspotting, de Danny Boyle.
Na edição de 2016, o Brasil foi representado em Berlim pelos longas Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, Antes o Tempo Não Acabava, de Fábio Baldo e Sérgio Andrade, e pelo documentário Curumim, de Marcos Prado, todos exibidos na Panorama. A 67ª edição da Berlinale acontece entre os dias 9 e 19 de fevereiro.