Sobre

Lançado em 2015, o Assiste Brasil é um site que se dedica a pautar, difundir e discutir o cinema brasileiro. Nosso objetivo é produzir conteúdos explicativos, opinativos e informativos que contribuam para o debate público, preservação da memória e divulgação de produções/coproduções audiovisuais brasileiras.

Temos como princípios a clareza, a profundidade e o posicionamento crítico, prezando pela produção de conteúdos relevantes, amplos e confiáveis. Somos uma iniciativa independente, especializada e autoral que garante acesso gratuito e irrestrito a conteúdos relacionados ao cinema brasileiro.

Assumimos como missão ampliar janelas, físicas e digitais, para que o cinema brasileiro seja mais visto, debatido, redescoberto e valorizado. Nos dedicamos a propagar os muitos cinemas realizados em um mesmo país. Valorizamos os cinemas plurais, conscientes, progressistas, críticos, divertidos, anárquicos, especulativos, distópicos, inventivos, poéticos, debochados e obstinados.

Escrevemos sobre produções audiovisuais brasileiras e assuntos relacionados. Em nosso site estão disponíveis artigos, ensaios, entrevistas, críticas, pesquisas acadêmicas, indicações, dossiês, além de uma seção complementar dedicada ao cinema latino-americano. Em 2020, foi apresentada uma reformulação editorial do projeto, com nova identidade visual (assinada por Karina Freitas) e site (desenvolvido por Hugo Campos).

Fazemos este projeto porque almejamos contribuir para a conscientização coletiva do valor cultural, histórico, social, político e econômico do fazer e pensar cinema no Brasil. Difundir também é uma forma de preservar.

Ajude a ampliar janelas para o cinema brasileiro. Apoie o Assiste Brasil.

Quem escreve

Fernanda Mendonça é mestranda em Multimeios (Unicamp), especialista em Estudos Cinematográficos (Unicap) e graduada em Jornalismo (UFPB). É entusiasta de iniciativas independentes do jornalismo cultural e integrante do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Tem experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo e gestão de redes sociais. São temas de interesse em pesquisa: cinema brasileiro contemporâneo, personagens femininas e antropologia das imagens.

Leia os Termos de Uso e Política de Privacidade do site.