O canal de TV paga TNT apresenta o seu primeiro concurso e festival de curtas-metragens no Brasil: o Festival de Curtas TNT. Uma banca de júris especialistas elegerá seis roteiros para serem financiados pelo canal e produzidos pela Movie&Arte. Além do financiamento, os projetos selecionados serão exibidos em horário nobre na grade de programação da TNT. As inscrições começam no dia 18 de abril e seguem até o dia 18 de maio, no site oficial do canal.

O Festival Curtas TNT é uma iniciativa da Turner do Brasil com produção da Casa Redonda e da Movie&Arte. Na descrição do projeto no site da Casa Redonda, afirma-se que o objetivo da plataforma é revelar “roteiros potentes que sejam capazes de dialogar com os assinantes do canal, um dos mais assistidos da TV por assinatura do Brasil”. Através da iniciativa, também pretende-se oferecer uma janela de exibição e disseminação de produtos audiovisuais de novos e consagrados talentos.

O lançamento oficial do concurso e festival acontece nesta terça-feira (12), na Cinesala (Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros), em São Paulo. Na programação, está o seminário “Os desafios da criação, produção e distribuição de curtas-metragens no Brasil”, que será mediado pela cineasta Marina Person (Califórnia). A entrada é gratuita com prévia inscrição através do e-mail [email protected]. O evento também será transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube do TNT Brasil.

Confira abaixo a programação completa:

17h45 Apresentação do Festival de Curtas TNT

Rogério Gallo, vice-presidente dos canais de entretenimento da Turner do Brasil

18h Por que fazer um curta-metragem hoje?

Mediação: Marina Person

Zita Carvalhosa, diretora do Festival Internacional de Curta Metragem de SP

Marco Aurélio Ribeiro, presidente interino da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas)

Sabrina Nudeliman, diretora e cofundadora da Elo Company

Francisco Russo, jornalista e critico de cinema brasileiro, idealizador do site Adoro Cinema

19h Como foi o seu primeiro curta-metragem?

Mediação: Marina Person

Fabiano Gullane, produtor e sócio-diretor da Gullane Filmes

Giba Assis Brasil, diretor e roteirista, sócio da Casa de Cinema de Porto Alegre

Halder Gomes, cineasta

Juliana Vicente, cineasta, fundadora da Preta Portê Filmes

Esmir Filho, cineasta

20h Coquetel