Contraditoriamente, uma das barreiras que distanciam o público do cinema brasileiro é o acesso às produções. Serviços de streaming e iniciativas alternativas entram nesse cenário como possíveis facilitadoras, como a Cinemateca Popular Brasileira, canal do YouTube desenvolvido e mantido pelo Armazém Memória, que reúne mais de 2 mil filmes nacionais antes dispersos na plataforma.

Após a última atualização, realizada em julho de 2020, o acervo passou a conter aproximadamente 46% do conteúdo produzido em mais de 110 anos de cinema no Brasil. Entre os títulos, clássicos das décadas de 1930, como Limite (1929/31), de Mário Peixoto, considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) o melhor filme brasileiro de todos os tempos.

No catálogo, é possível localizar as obras por ano, direção e gênero, como também consultar filmografias de diretores e diretoras, cronologias dos filmes nacionais por ordem de lançamento nos cinemas ou festivais. Entre as categorias, estão a de Filmes Premiados no Brasil, Filmes Premiados no Exterior, Literatura e Teatro no Cinema, Cinema Novo, Super 8, entre outros.

Confira abaixo a seleção de 6 playlists para começar ainda hoje a maratona de filmes brasileiros:

1. Revisão do Cinema Novo (Mostra do CCBB/2007)

2. Desenho Animado/Infantil

3. Geneton Experimental (Super 8)

4. Filmes Premiados no Exterior

5. Ana Carolina

A Cinemateca Popular Brasileira utiliza como fonte de pesquisa o Dicionário de Filmes Brasileiros de Antônio Leão da Silva Neto (1908-2002) e os catálogos da ANCINE (2002-2013). Acesse o canal do YouTube ou o site do Armazém Memória para conferir todas as produções catalogadas.