No mês de setembro, aconteceu o 67º Emmy Awards, premiação que consagra os melhores seriados norte-americanos da temporada 2014/2015 e profissionais da área, considerado o Oscar da TV. O crescente número de assinantes de serviços de streaming como o Netflix e também de canais fechados de TV está aí para provar que nós brasileiros também somos apaixonados por séries, principalmente as norte-americanas (e, inclusive, somos campeões em pirateá-las).

Mas, você sabia que, assim como o cinema brasileiro, nós também temos ótimas produções seriadas? Em 2013, por exemplo, Fernanda Montenegro recebeu o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em Doce de Mãe, no 41º Emmy Awards International, premiação de produções televisivas internacionais. No ano passado, Joia Rara foi vencedora na categoria de Telenovelas.

Apesar da Rede Globo ter chegado a marca de quase 70 produções indicadas ao Emmy Internacional, as séries brasileiras não se resumem às suas produções para TV aberta – e o Netflix só reforça isso, após anunciar que vai produzir sua primeira série original brasileira, 3% (assista ao piloto aqui).

Então, confira abaixo uma listinha com três séries brasileiras recentes de canais fechados que merecem sua atenção:

  1. O Negócio, 2013 (HBO)

Com protagonistas carismáticas e um elenco secundário que presta um bom suporte, a trama nos dá uma aula dos princípios básicos do Marketing e como nós podemos aplicá-los a qualquer negócio — mesmo se ele for “o mais antigo do mundo”. A série está disponível para quem é assinante do canal HBO através do aplicativo HBO GO. O Negócio já foi renovada para sua terceira temporada com estreia prevista para este segundo semestre de 2015.

Confira o trailer da segunda temporada:

  1. Lili, a Ex, 2014 (GNT)

Uma comédia leve e com um grande destaque para a atriz Maria Casadevall, que carrega a série no papel da ex-namorada louca. A série também conta com nomes consagrados da televisão e do cinema brasileiro, como Rosi Campos e Milton Gonçalves, além do ator João Vicente de Castro, mais conhecido pelo canal do YouTube Porta dos Fundos. A segunda temporada de Lili, a Ex já se encontra em produção, mas ainda sem previsão de estreia.

Confira o trailer da primeira temporada:

  1. Magnífica 70, 2015 (HBO)

Com roteiro e direção de Cláudio Torres (Redentor; A Mulher Invisível; O Homem do Futuro) e Carolina Jabor (Boa Sorte), esta é a maior surpresa do ano na televisão brasileira. Uma trama instigante e com uma direção impecável, a série prende a atenção do espectador do primeiro ao décimo terceiro episódio. Mais uma ousada série da HBO Brasil. Todos os capítulos já estão disponíveis para os assinantes do canal no site e também no aplicativo HBO GO. Ah, e só mais um detalhe: a segunda temporada já foi confirmada pelo canal.

Confira o teaser da primeira temporada:

Texto de Diogo Melo