O site especializado Cartoon Brew divulgou na última sexta-feira (18) uma lista de curtas-metragens de animação que considera potencialmente qualificados para o Oscar 2020. De acordo com a matéria, foram submetidos para seleção inicial na categoria de Melhor Curta de Animação 93 filmes, dentre eles “Guaxuma”, de Nara Normande, coprodução Brasil-França.  

Embora a lista oficial com os títulos não seja divulgada, o site reuniu informações disponíveis publicamente e enviadas por parte dos realizadores para fazer a compilação. Antes mesmo de passar pela avaliação do júri, o curta precisa ter sido premiado em festivais considerados Oscar Qualifying. Dentre os mais de 50 prêmios conquistados por “Guaxuma”, cinco deles atendem ao requisito do Oscar 2020: SXSW, Cinequest, Guadalajara, Hamptons e New Orleans Film Festival.

Em “Guaxuma”, a diretora Nara Normande narra suas memórias da infância e adolescência ao lado de sua melhor amiga, Tayra, na praia de Guaxuma, em Alagoas. O curta de 14 minutos foi realizado com três técnicas de animação: desenhos 2D em areia, esculturas em areia e stop motion de bonecos em tamanho ampliado. No Brasil, o filme passou por diversos festivais em 2018, dentre eles o de Brasília, Gramado e no Anima Mundi.

Os indicados ao Oscar 2020 serão revelados no dia 13 de janeiro. O Brasil disputa uma indicação também na categoria de Melhor Filme Estrangeiro com “A vida invisível”, dirigido por Karim Aïnouz e produzido por Rodrigo Teixeira. A cerimônia será realizada em 9 de fevereiro.

Leia mais

Comentrários

comentários

Pin It on Pinterest

Share This