A 1ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais recebe inscrições para uma série de cursos com realizadores, produtores e pesquisadores do cinema brasileiro, a ser realizada no Centro Cultural UFG, nos meses de abril e maio. Os cursos oferecidos nesta primeira rodada são “Documentário de observação”, com o documentarista mineiro Marcos Pimentel; “Escrever e ler com a câmera: ensaio, poesia, carta e diário no audiovisual”, com a pesquisadora e realizadora Glaura Cardoso Vale; “Produção executiva para cinema”, com a produtora Luana Melgaço; e “Direção Cinematográfica”, com o diretor goiano Érico Rassi. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.

O projeto é desenvolvido pela Nonanuvem Filmes, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) e do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, e apoio do Centro Cultural UFG e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás.

Formação

A 1ª REAU coloca sons e imagens em questão e promove encontros com realizadores, produtores e pesquisadores do cinema brasileiro cuja importância pode ser medida pela influência de sua obra. Na abertura, 23 de abril, sessão aberta para exibição do documentário A parte do mundo que me pertence, último longa do premiado documentarista Marcos Pimentel, troféu de melhor filme da mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2017, inédito em Goiás. Depois do filme, o diretor abre o microfone para um bate-papo com a plateia. Dias 24 e 25, das 14 às 20h, Marcos Pimentel segue com o curso “Documentário de observação” (inscrições até 20 de abril) .

Nos dias 2 e 3 de maio, das 13h30 às 21h30, a doutora em literatura e pós-doutora em comunicação social Glaura Cardoso Vale conduz o seminário “Escrever e ler com a câmera: ensaio, poesia, carta e diário no audiovisual” (inscrições até 25 de abril). Na semana seguinte, 7 e 8 de maio, no mesmo horário, a experiente produtora mineira Luana Melgaço será a responsável pelo colóquio sobre produção executiva para cinema (inscrições até 2 de maio).

Na segunda sessão aberta, dia 14 de maio, exibição de Comeback, longa de estreia do diretor e roteirista goiano Erico Rassi (melhor direção e prêmio da crítica de melhor filme no Festin-Lisboa, Portugal), protagonizado por Nelson Xavier – troféu de melhor ator no Festival do Rio 2016. Depois da exibição, Erico também convida o público para uma conversa sobre o filme. Dias 15 e 16 de maio o diretor prossegue com o curso de “Direção cinematográfica” (inscrições até 10 de maio).

A mostra dos filmes será aberta ao público e a participação nos cursos, também gratuita, pode ser solicitada mediante inscrição online, onde as ementas já se encontram disponíveis. A seleção será feita pela produção do evento, juntamente com os ministrantes de cada curso, a partir dos currículos dos inscritos. Cada curso tem carga horária de 20 horas-aula, com emissão de certificados, e vagas limitadas a 25 participantes (com exceção do ministrado por Glaura Cardoso Vale, com 15 vagas disponíveis), entre estudantes e profissionais de comunicação, cinema e audiovisual, além de demais interessados.

Serviço

1ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais

Prazos de inscrição:

“Documentário de observação”, com Marcos Pimentel: até 20 de abril
“Escrever e ler com a câmera: ensaio, poesia, carta e diário no audiovisual”, com Glaura Cardoso Vale: até 25 de abril
“Produção executiva para cinema”, com Luana Melgaço: até 2 de maio
“Direção cinematográfica”, com Érico Rassi: até 10 de maio

Inscrições gratuitas no endereço: www.cinemareau.com

Imagem em destaque do filme Comeback, de Erico Rassi. Crédito: Divulgação

Leia mais

Comentrários

comentários

Pin It on Pinterest