Anualmente, a Film Society of Lincoln Center e o Museum of Modern Art promovem em Nova York o festival New Directors/New Films, em que são exibidas realizações de “cineastas emergentes” de todo o mundo. Neste ano, em sua 47ª edição, quatro filmes brasileiros aparecem entre os selecionados. São eles: Azougue Nazaré, de Tiago Melo; As boas maneiras (Good manners), de Marco Dutra e Juliana Rojas; Cocote, de Nelson Carlo de los Santos Arias; e Djon África, de João Miller Guerra e Filipa Reis.

Apesar de se diferenciarem em seus aspectos temáticos, há algo que une as quatro produções: todas são protagonizadas por personagens negros ou negras. Azougue Nazaré já faz carreira em festivais internacionais e, no início do ano, foi eleito o melhor filme da mostra Bright Future no Festival Internacional de Cinema de Roterdã (Holanda). O longa é ambientado no universo canavieiro, na Zona da Mata pernambucana, e se baseia em temáticas populares pouco retratadas na ficção brasileira. Marco Dutra e Juliana Rojas apresentam em As boas maneiras, coprodução Brasil/França premiada no Festival do Rio, em que constroem uma fábula de horror baseada na figura mitológica do lobisomem.

Cocote é uma coprodução latina da Republica Dominicana/Brasil/Argentina. No filme, exibido na 41ª Mostra de São Paulo, um jardineiro evangélico retorna à sua cidade natal para o funeral de seu pai e é obrigado a participar de celebrações religiosas contrárias às suas crenças. Os países lusófonos Portugal, Brasil e Cabo Verde constroem uma ficção a partir de um passado imperialista em Djon África. A primeira ficção da dupla portuguesa João Miller Guerra e Filipa Reis foi destacada na lista de novos diretores do ano do New York Times.

Destaques no New York Times

Em 2017, o Brasil recebeu uma menção especial do New York Times na lista “Os 9 novos diretores que você precisa assistir“. Arábia, de João Dumans e Affonso Uchoa, foi destacado como um filme que “começa silenciosamente, mas se desenvolve com uma tremenda força emocional”. Arábia está na lista de estreias brasileiras de 2018 para assistir no cinema.

O New Directors/New Films acontece até o dia 8 de abril e a lista completa dos longas selecionados está disponível no site do festival.

Imagem de destaque do filme Azougue Nazaré, de Tiago Melo.

Leia mais

Comentrários

comentários

Pin It on Pinterest