Para assistir a um filme em casa basta escolher um título baixar ou selecionar nos catálogos intermináveis dos serviços de streaming. O que hoje é um processo quase automático, há pouco se tratava de um verdadeiro ritual. Gerações de cinéfilos, cineastas, críticos e curiosos iniciaram sua formação nas locadoras.

Sem acesso à internet, as indicações aconteciam entre fitas VHS (ou DVDs, para os mais jovens) catalogadas por gênero, ano ou perdidas em uma seção qualquer. Os saudosistas desses habitats quase extintos vão gostar de resgatar essas memórias em “CineMagia: a história das videolocadoras de São Paulo”.

O documentário conta a história do surgimento das principais videolocadoras de São Paulo. Foram entrevistados fundadores de mais de 20 locadoras, além de funcionários, clientes, vendedores, críticos de cinema e distribuidores. Eles resgatam 40 anos da popularização do “cinema em casa” no Brasil e discutem sobre a resistência às transformações.

A produção é da LumoLab em parceria com a Tubaína Films. A previsão de estreia nos cinemas é dia 9 de novembro, mas ainda não há informações sobre distribuição.

Leia mais

Comentrários

comentários

Pin It on Pinterest