Já pensou em desvendar a América Latina através de seu cinema? Um mapa feito por Gustavo Teramatsu mostra quais são as grandes obras de cada um dos países, de acordo com a avaliação no iMDB. O Brasil aparece representado por Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, com média 8,7.

O Brasil é um dos poucos latino-americanos que aparecem na lista dos 250 filmes com as melhores avaliações do iMDB. Além de Cidade de Deus, estão no ranking o mexicano Amores Perros (Amores Brutos), de Alejandro González Iñárritu, e o argentino El Secreto de Sus Ojos (O Segredo dos Seus Olhos), de Juan José Campanella.

Leia mais: Serviço gratuito de streaming disponibiliza filmes latino-americanos

O levantamento foi realizado em 2014 e ocorrem algumas alterações nos últimos anos. A 365 Filmes fez uma atualização dos títulos para 2017 e os países que trocaram de representantes foram:

– Costa Rica: Maikol Yordan de Viaje Perdido (2014), de Miguel Alejandro Gomez – 8,3
– Cuba: Soy Cuba (Eu Sou Cuba) (1964), de Mikhail Kalatozov – 8,0
– Honduras: ¿Quién Paga la Cuenta? (2013), de Benjamin Lopez – 7,3

A nota é resultado de uma média de avaliações feitas pelos usuários da plataforma. Para o mapa, foram consideradas produções com no mínimo 50 votos. Confira abaixo:

Este mapa mostra o filme produzido ou filmado em cada país da América Latina com a maior média no iMDB. Todos têm pelo menos 50 votos dos usuários. Os filmes com a estrela se encontram entre os TOP 250 [do iMDB]. Se consideraram apenas o Brasil e os países de língua espanhola, Haiti, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Jamaica, Belize e outros países que não estão representados. Não há registro para El Salvador. Os títulos poderão mudar.

Disse Glauber Rocha em Vento do Leste (1970), do Grupo Vertov: “Por aqui é o cinema do terceiro mundo. É um cinema perigoso, divino e maravilhoso.”

Comentrários

comentários

Pin It on Pinterest