Hoje (25) foi dia de premiação em Cannes e o Brasil garantiu seu reconhecimento. Gabriel e a Montanha, do diretor carioca Fellipe Barbosa (Casa Grande), ganhou dois prêmios na Semana da Crítica, prestigiada mostra paralela no festival.

O cineasta foi o vencedor do Revelação France 4, por sua criatividade, e também do Fundátion Gan de Ajuda à Difusão, destinado à distribuição do filme em território francês. O prêmio principal da mostra ficou com o documentário Makala, do francês Emmanuel Gras.

Neste ano, a Semana da Crítica foi presidida por Kleber Mendonça Filho, que ano passado concorreu ao Palma de Ouro com Aquarius.

Equipe de “Gabriel e a Montanha” recebe o prêmio da Semana da Crítica, em Cannes. Foto: Reprodução/Twitter

Gabriel e a Montanha

Único longa-metragem brasileiro em competição em Cannes neste ano, Gabriel e a Montanha é o segundo trabalho de Fellipe Barbosa. O filme é baseado na história real do economista Gabriel Buchmann, amigo de infância de Barbosa, que em 2009 foi encontrado morto no Monte Mulanje, pico mais alto do Malawide, na Irlanda.

Em sua exibição de estreia, Fellipe Barbosa recebeu aplausos calorosos do público. Esta semana foi divulgado o primeiro teaser de Gabriel e a Montanhaaqui e você pode assistir .