A seção de documentários brasileiros na Netflix ainda reúne poucos títulos. Porém, essa breve seleção traz uma variedade de estilos de produções do gênero, desde resgates biográficos e jornadas de autodescobrimento até debates sobre atuais temas sociais.

Confira uma lista com nove sugestões de documentários para assistir na Netflix:

1. Cidade de Deus: 10 Anos Depois (2013)

O documentário dirigido por Cavi Borges e Luciano Vidigal reúne parte do elenco de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, para investigar o que mudou em suas vidas após uma década do filme que se tornou uma das obras mais importantes do cinema brasileiro. Entre os entrevistados estão Seu Jorge, Leandro Firmino, Alice Braga, Darlan Cunha e Thiago Martins.

2. O Começo da Vida (2016)

Com direção de Estela Renner e produzido pela Marinha Farinha Filmes (Tarja Branca Muito Além do Peso),  a pergunta que orienta o documentário é: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? A produtora oferece um material de discussão sobre o filme, disponível para download.

3. Cauby: Começaria Tudo Outra Vez (2015)

Dirigido por Nelson Hoineff, o documentário resgata a trajetória reúne de Cauby Peixoto, que faleceu em 2016, aos 85 anos. Toda a carisma do artista, que se considerava o Elvis Presley do Brasil, é revelada através de entrevistas e registros de arquivo de importantes momentos de sua carreira.

4. Marias: a Fé no Feminino (2015)

Marias não pode ser resumido como um documentário religioso. Ele pode ser traduzido como um filme sobre o poder espiritual do feminino. As diretoras Joana Mariani e Leticia Giffoni viajaram pelo Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua para desvendar a relação de Marias entre a fé e seus próprios nomes.

5. Paratodos (2016)

Oito grandes atletas paralímpicos brasileiros estão reunidos no documentário de Marcelo Mesquita. Eles apresentam sua força, perseverança e também compartilham as alegrias e aflições desde os Jogos de Londres em 2012.

6. O Dia do Galo (2014)

Dirigido por Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes, O Dia do Galo acompanha a preparação de cinco torcedores do Atlético Mineiro, o clube de futebol mais popular de Minas Gerais, antes do time entrar em campo e disputar uma partida histórica.

7. Transpatagônia (2014)

Foram 6 mil quilômetros percorridos com ajuda de uma bicicleta, cruzando a Transpatagônia. Guilherme Cavallari vive não apenas uma aventura, como também vivência uma jornada espiritual. O documentário tem direção de Cauê Steinberg.

8. Ilegal (2014)

O documentário mostra a luta de mães e seus filhos pela regulamentação da maconha medicinal. Ao longo do filme, são levantadas questões como burocracia, preconceito e a busca pela resposta do por quê não dar a solução para um sofrimento que poderia ser sanado. A direção é de  Tarso Araujo e Raphael Erichsen.

9. Mamonas para Sempre (2009)

Cláudio Kahns entra na história de Dinho, Júlio Rasec, Samuel Reoli, Bento Hinoto e Sérgio Reoli e conta como surgiu a Banda Utopia, até se transformar em um fenômeno musical dos anos 1990, os Mamonas Assassinas.

 

Comentrários

comentários

Pin It on Pinterest