Aos 87 anos, Fernanda Montenegro vai estrear na TV Globo como diretora. A série contará a história do escritor e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues. A produção ganhou o título provisório Nelson Por Ele Mesmo e será exibida em um quadro no programa Fantástico.

Com roteiro de Geraldinho Carneiro em parceria com Fernanda Montenegro, a série será inspirada na vida e obra de Rodrigues, conhecido por escrever peças como Vestido de Noiva e Álbum de Família. A atriz estreou na televisão em A Morta Sem Espelho (1963), novela escrita pelo dramaturgo para a TV Rio.

Textos do dramaturgo já foram adaptados para o cinema, inclusive por cineastas do Cinema Novo e Marginal. Entre eles estão A Falecida (1965), de Leon Hirszman, O Beijo no Asfalto (1980), de Bruno Barreto, A Dama da Lotação (1980) e Os Sete Gatinhos (1980), ambos de Neville d’Almeida. As mais recentes adaptações foram Bonitinha mas Ordinária ou Otto Lara Rezende (2009) e Vestido de Noiva (2006).

Fernanda Montenegro também participa do novo projeto do diretor pernambucano Cláudio Assis. Ela integra o elenco do filme Piedade ao lado de Cauã Reymond, Matheus Nachtergaele e Humberto Carrão. No filme a atriz irá interpretar Dona Carminha, dona de um restaurante à beira-mar e mãe de Omar (Nachtergaele).

Foto: Raphael Dias/Gshow