Dirijo, meri’i, maconha, Cannabis. Resgatando histórias e costumes, o curta documental Dirijo (2010) expõe relatos que revelam a organização social de uma antiga aldeia e seu hábito de passar o “dega”. Entre os Mura, o uso da maconha é milenar não apenas para fins recreativos, mas também como medicinais, energéticos e ritualísticos.

No entanto, com o desenvolvimento da sociedade brasileira e imposição de uma nova cultura, os costumes da comunidade indígena foram reprimidos por leis proibicionistas. Os anciões relatam que era comum criar mudas de dirijo/maconha dentro de suas próprias casas. Em troca, foi dada à comunidade uma nova substância recreativa: a cachaça.

“Aqui foi o chefe da FUNAI que acabou com os caboclos. Eles falaram lá com os caboclos e os caboclos deixaram de plantar porque disseram que não prestava e prejudicava muito o índio. Daí eles foram e deixaram. E a cachaça ficou no lugar”, explica um dos entrevistados.

O documentário foi realizado pela Organização dos Professores Indígenas de Mura, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia, o Núcleo de Pesquisas com Ciências Humanas e Sociais e o Telephone Colorido, com incetivo da Petrobras.

Assista na íntegra: