Sem dúvidas 2016 foi um marco para o cinema brasileiro. Não apenas por questões artísticas ou técnicas, mas também políticas. Aquarius, Boi Neon e Cinema Novo foram os principais representantes do Brasil em grandes festivais e atraíram os olhares do mundo sobre o passado, o presente e o futuro de nosso País.

Depois de uma temporada agitada e de resultados extremamente positivos, as expectativas para este ano estão em alta. Confira abaixo uma seleção do Assiste Brasil de 25 filmes, entre ficções, cinebiografias, animações e documentários, para assistir no cinema em 2017 (por ordem de estreia):

1. Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood

Os Trapalhões marcaram uma geração de crianças e jovens dos anos 1980 e agora voltam às telonas com a história de Didi (Renato Aragão) tentando salvar um circo da falência com a ajuda de animais falantes. O longa é dirigido por João Daniel Tikhomiroff. Estreia dia 19/01.

2. Axé – Canto do Povo de um Lugar

O documentário de Chico Kertész resgata a história da Axé Music através de depoimentos e imagens de arquivo de grandes ícones da cena musical baiana, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Luiz Caldas, e de grupos como Banda Eva, Olodum, É O Tchan, entre outros. Estreia dia 19/01.

3. Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois

Premiado no Festival de Triunfo, Cine Ceará, Festival Internacional de Cinema de Fronteira e no Festival Internacional de Cinema Fantástico, o filme de Petrus Cariry narra a trajetória de Clarisse (Sabrina Greve), que decide visitar seu pai moribundo. Na casa, descobre segredos de sua infância que envolve um irmão que morreu. Estreia dia 02/02.

4. Redemoinho

Dirigido por José Luiz Villamarim, o filme é uma adaptação da obra de Luiz Ruffato. Premiado no Festival do Rio, a trama começa a partir do reencontro de dois amigos (Irandhir Santos e Júlio Andrade) e do despertar de lembranças do passado. Estreia dia 09/02.

5. A Cidade Onde Envelheço

Vencedor dos Prêmios de Melhor Filme nos festivais de Brasília, Biarritz e Santa Maria da Feira, o filme dirigido por Marília Rocha acompanha as aventuras de Francisca, uma emigrante portuguesa, e Tereza, sua antiga conhecida. Nas suas relações com o meio, elas têm que lidar com desejos simultâneos e opostos: a vontade de partir para um país desconhecido e a saudade irremediável de casa. Estreia dia 09/02.

6. Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos

Vitório (Edson Celulari) é cego desde nascença. Ele vive em tranquilidade consigo mesmo, até descobrir que existe a possibilidade de enxergar. O filme é dirigido por Paulo Nascimento. Estreia dia 02/03.

7. O Crime da Gávea

Paulo encontra sua esposa morta e sua filha ao lado do corpo da mãe, sem nenhuma lesão. Ele dá início a sua própria busca pelo assassino, entrando em uma série de suspenses e mistérios. O thriller é dirigido por André Warwar. Estreia dia 9/03.

8. Era o Hotel Cambridge

Refugiados recém-chegados ao Brasil encontram abrigo na ocupação de um edifício abandonado no centro de São Paulo. Eles vivem a tensão diária da ameaça de despejo e também têm que lidar com dramas pessoais, além de aprender a conviver com as diferenças. Dirigido por Eliane Café, o filme foi vencedor do prêmio do público no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo. Estreia dia 16/03.

9. Todas as Manhãs do Mundo

Documentário dirigido por Lawrence Wahba e Tatiana Lohman sobre o amanhecer em cinco lugares diferentes do mundo. A produção, realizada em parceria com a produtora francesa Bonne Pioche, vencedora do Oscar de melhor documentário por A Marcha dos Pinguins, foi exibida como uma série documental pelo National Geographic em 2015. Estreia dia 23/03.

10. Cora Coralina – Todas as Vidas

Em um misto de documentário e ficção, Renato Barbieri apresenta o primeiro longa-metragem sobre a poetisa de Goiás que escreveu seu primeiro livro aos 75 anos de idade. Estreia dia 30/03.

11. O Rastro

Com Leandra Leal e Pedro Cardoso no elenco, esta narrativa de terror começa quando um paciente enfermo desaparece durante uma transferência entre hospitais. A direção é assinada por J. C. Feyer. Estreia dia 30/03.

12. O Filme da Minha Vida

Baseado no livro Um Pai de Cinema, do chileno Antonio Skármeta, Selton Mello retoma as questões familiares ao dirigir seu terceiro filme. Ele retrata a história de um jovem que retorna à sua cidade natal e descobre que seu pai foi embora. A previsão era que o filme chegasse às telonas ainda em 2016, mas só agora ganhou uma data certa de estreia: dia 13/4.

13. João

Cinebiografia dirigida por Mauro Lima e produzida por LC Barreto sobre João Carlos Martins, pianista que conquistou fama internacional e, após sofrer uma paralisia, foi obrigado a abandonar a música. Anos depois, usando apenas uma das mãos, voltou a realizar concertos e tornou-se maestro. O filme é protagonizado por Alexandre Nero e Alinne Moraes. Estreia dia 11/05.

14. Um Casamento

O documentário de Mônica Simões resgata as memórias do casamento de uma senhora realizado na década de 1950, em Salvador, na Bahia. Estreia dia 18/05.

15. O Grande Circo Místico

Prestando uma homenagem poética ao universo circense, Cacá Diegues adapta o poema de Jorge de Lima para o cinema e retrata 100 anos da história de um circo, através das gerações. Nos anos 1980, o texto foi adaptado para o teatro em um musical que contou com a colaboração de Chico Buarque e Edu Lobo. No elenco do filme estão Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Antônio Fagundes, Juliano Cazarré, Vincent Cassel e Mariana Ximenes. Esperava-se o lançamento para 2016, mas este ano o filme ganhou data certa de estreia: dia 04/05.

16. Peixonauta – O Filme

Peixonauta, Marina e Zico chegam pela primeira vez à cidade grande e descobre que as pessoas que ali habitam encolheram. A missão do Peixonauta e seus amigos é descobrir a causa do encolhimento e salvar a cidade. O filme, que conta com a direção de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, teve sua primeira exibição no Anima Mundi 2016. Estreia dia 20/07.

17. Lino

A animação de Rafael Ribas conta a história de Lino, um animador de festas que não suporta mais ser zombado pelas crianças por conta de sua fantasia de gato gigante. Ele contrata um feiticeiro e deseja mudar de vida, mas a magia acaba transformando Lino em um felino enorme. O filme é realizado pela Fox em parceria com a StartAnima. Estreia dia 20/07.

18. Malasartes e o Duelo com a Morte

Paulo Morelli dirige a comédia sobre as aventuras de Pedro Malasartes, personagem tradicional do folclore ibero-americano que vive de pequenas trapaças. No elenco estão Jesuíta Barbosa, Isis Valverde, Vera Holtz, entre outros. A previsão de estreia é dia 10/8.

19. Bingo – O Rei das Manhãs

Um dos filmes mais aguardados do ano é dirigido por Daniel Rezende, indicado ao Oscar em 2004 pela montagem de Cidade de Deus. A cinebiografia de Arlindo Barreto, mais conhecido como palhaço Bozo, irá revelar a história por trás das câmeras e da fama de um dos icônicos personagens dos anos 1980. Estreia dia 24/08.

20. La Vingança

Caco é traído por sua namorada com um argentino em uma situação nada confortável. Ao lado de seu melhor amigo, Vadão, embarca em uma viagem nonsense até a Argentina de busca por vingança e diversão. Estreia dia 14/09.

21. Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo

Cinebiografia de Carlos Marighella, criador da Aliança Libertadora Nacional durante a ditadura militar, ex-deputado, poeta e guerrilheiro, assassinado em 1969. O filme é o primeiro dirigido pelo ator Wagner Moura e é adaptado do livro homônimo de Mário Magalhães. Estreia dia 19/10.

 

22. Dona Flor e Seus Dois Maridos

A nova adaptação do clássico de Jorge Amado, dirigida por Pedro Vasconcelos, vai trazer Juliana Paes no papel principal. O malandro Vadinho é interpretado por Marcelo Faria e o correto farmacêutico Dr. Teodoro por Leandro Hassum. O filme ainda não tem data de estreia.

23. Fala Comigo

Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival do Rio de 2016, o drama de Felipe Scholl retrata a história de um adolescente que se apaixona por uma paciente de sua mãe, que é terapeuta. O filme ainda não tem data de estreia.

24. Motorrad

Baseada em uma HQ homônima, o filme de Vicente Amorim acompanha um grupo de motoqueiros que tenta escapar de uma estranha ameaça. O filme ainda não tem data de estreia.

25. O Animal Cordial

Dois ladrões invadem um restaurante e fazem clientes de reféns. Mas, após três horas, as posições se invertem, e os bandidos se tornam as vítimas. Com Murilo Benicio e Irandhir Santos, o longa é dirigido por Gabriela Amaral Almeida. O filme ainda não tem data de estreia.

EXTRAS:

Bugigangue no Espaço

Com roteiro e direção de Ale McHaddo, da 44 Toons!, a animação infantil conta a história de um grupo de amigos que luta contra o vilão Gana Golber, uma ameça ao equilíbrio do universo. Ao longo da narrativa, os personagens encontram ícones da cultura pop, como o ET de Varginha, o Seu Madruga, o Chupa Cabras e o ET de Steven Spielberg. Dublado por Danilo Gentili e a Maisa Silva, o longa será distribuído pela Imagem Filmes em versões 2D e 3D. Estreia dia 23/02.

Faltou algum na lista? Deixe sua sugestão nos comentários ou entre em contato com o Assiste Brasil através do Facebook.

Leia mais

Comentrários

comentários

Pin It on Pinterest