Forte e questionador. Essas palavras definem o documentário “Observar e Absorver”, dirigido por Júnior SQL. Em pouco mais de uma hora, o filme discute o sistema capitalista sob a ótica de Eduardo Marinho, um cara de família economicamente bem estruturada, que estudou nos melhores colégios do Rio de Janeiro, mas optou abrir mão de tudo e iniciar uma verdadeira jornada.

Com uma alma artística e uma mente revolucionária, Eduardo deixou para trás a estabilidade do lar e saiu sem nada para encontrar um sentido para a vida. Atualmente, costuma realizar palestras e chegou a participar do TEDx para compartilhar a sua perspectiva de mundo (assista aqui e aqui). Ele também escreve em seu blog pessoal, onde compartilha viagens, aventuras e reflexões.

Construindo uma visão crítica e ampla das questões humanas, Eduardo dialoga ao longo do documentário sobre diversos assuntos, tais como relação com o trabalho, religião e o estilo de vida da sociedade contemporânea. Ele, que se tornou artista de rua, aprendeu sobre a sociedade conversando com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Afinal, o que seria realmente necessário para a sobrevivência humana? Esse é um dos questionamentos levantados por Eduardo, que fez da simplicidade sua filosofia de vida. “Observar e absorver” é um convite para a reflexão sobre problemáticas da sociedade atual.

Para entendermos o outro, é necessário primeiramente mudarmos a nós mesmos. Evoluir, ouvir e sentir são ensinamentos transmitidos por esse personagem do mundo. Assista ao documentário na íntegra:

* Texto de Adilson Santana